Quinta-feira, 03 de agosto de 2017
Última Modificação: 09/08/2017 16:45:55 | Visualizada 836 vezes
O abandono e a falta de compromisso
Ouvir matéria
Um prédio público que ficou abandonado nos últimos 4 anos.
Esta obra teve o início da construção em 2011 e que em 12/12/2012 estava em 94,15% concluída, tendo os recursos liberados para finalizar alguns pequenos detalhes e iniciar o atendimento à população, pois todo o mobiliário das salas de aula, cozinha e outras dependênciasjá estavam disponíveis.Porém, o desfecho não foi este.O prédio do CMEI foi vítima do abandono e da ação de vândalos, que saquearam e depredaram salas de aulas, banheiros, todos os muitos vidros das esquadrias foram quebrados, além de portas e janelas de madeira e ferro.O trabalho da Prefeitura Municipal de Ivaí iniciou em janeiro de 2017 através da Secretaria de Educação, Setor de Engenharia e Secretaria de Obras e Serviços Gerais, e foi incansável!Não foram medidosesforços para a execução das obras de reforma de toda a estrutura do CMEI Nossa Senhora Aparecida.As equipes trabalharam na reestruturação de todo o prédio, reformas internas e externas, pintura geral de toda a edificação, reforma do telhado, revisãodas instalações elétricas hidráulicas, todas as lâmpadas, tomadas e interruptores que estavam danificados ou inexistentes foram trocados ou repostos, além de torneiras elétricas e chuveiros furtados que foram repostos.No entorno do CMEI foi instalado o gradil e finalizado o revestimento em paverdo estacionamento. Também a escada de acesso foi demolida e construída novamente, pois a anterior estava totalmente em desconformidade com as normas vigentes de segurança e conforto, eem todo o pátio do CMEI foi plantada grama e as calçadas receberam pinturas.
VALORES INVESTIDOS NA CONSTRUÇÃO E REFORMA
Com um valor inicial de R$ 1.329.563,99 em investimento na construção do CMEI, recursos estes advindos do Governo Federal, pelo FNDE, devido o abandono, foram necessários mais R$ 147.359,67 em recursos próprios da Prefeitura Municipal de Ivaí, para realizar a reforma geral que começou em 10/04/2017 e concluída em 21/07/2017. O CMEI já está atendendo 78 crianças em dois períodos e conta com 14 funcionários trabalhando diariamente.
O CMEI Nossa Senhora Aparecida reconhece a criança como cidadã de direitos, tem por finalidade o seu desenvolvimento integral levando em conta seus aspectos físicos, psicológicos, afetivos, intelectuais e sociais. Colabora com a família na intenção de educar a criança sem, no entanto, assumir ou substituir a função própria da família. Oferecer um serviço de qualidade, através de suas ações educativas, visando garantir o cumprimento dos direitos das crianças previstos na legislação vigente. Efetivar o atendimento dos cuidados essenciais das crianças e ao seu desenvolvimento como pessoa humana. Estabelecer a interação entre família e o CMEI, aspecto fundamental para o processo educativo. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação, à ética e à estética. Venha participar do cerimonial de inauguração do CMEI Nossa Senhora Aparecida que acontece dia 11 de agosto de 2017 a partir das 14h30min, na Rua Paulo Faix